quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Reconstrução de Brasília por Maria Bonita.




Para se criar uma identidade própria para a moda brasileira, nada melhor que utilizar como ponto de partida (entenda-se: objeto de pesquisa), a rica e diversificada cultura de nosso próprio país.
É o que indica o desfile da marca Maria Bonita, que utilizou como fonte de inspiração para a sua coleção de inverno 2011 a cultura material e imaterial dos nordestinos e dos demais trabalhadores responsáveis pela construção de Brasília, nos anos 1950.
Nada óbvio, a simplicidade dos denominados "candangos" veio materializada através das formas das peças. Suas maletas com ferramentas de trabalho e as marmitas, vieram decodificadas nas carteiras e bolsas acopladas às roupas da marca, trazendo inovação e funcionalidade.
Mas a simplicidade também se traduziu nos materiais naturais e simples utilizados na confecção do vestuário: malhas confortáveis, flexíveis e impecáveis, misturando as cores retiradas da terra, do céu e das construções de Brasília (tons terrosos, azuis e cinza).
Outro elemento da cultura imaterial reinterpretado pela coleção foi a sensualidade da mulher brasileira, que aparece, de forma muito sutil, sem absolutamente nenhuma vulgaridade. Algumas peças revelam costas e braços nús, em decotes nadador, outras trazem pequenos recortes vazados, que mostram a pele e o colo, a cintura é apenas insinuada no modelo marrom, as pernas aparecem em transparências discretas.
Enriquecendo ainda mais seu trabalho, a marca não poderia deixar de trazer também um pouco da arte de Athos Bulcão, que também serviu de inspiração para as criações de Ronaldo Fraga. Seus azulejos, os desenhos triangulares criados para o museu e a placa de metal do plenário do Senado vêm traduzidos através de recortes e desenhos em looks resinados.
As formas, as cores, os recortes, os materiais, a cenografia (tapumes de madeira) e a música "desfilados" (Construção, de Chico Buarque), tudo demonstra que a cultura brasileira pode servir de alimento para a criação de produtos com cara e alma brasileiros.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário